O que são os Itinerários Formativos do novo Ensino Médio?

Além das aulas obrigatórias da Formação Geral Básica, como Língua Portuguesa, Matemática e Química, o estudante terá aulas de Projeto de Vida, Trilhas de Aprofundamento e Eletivas. Vamos explicar melhor como funciona cada um deles abaixo.

Projeto de Vida

O Projeto de Vida é uma estratégia pedagógica que tem o objetivo de contribuir, fortalecer e apoiar o estudante em suas escolhas pessoais, sociais e profissionais.

Esse componente, que faz parte dos Itinerários Formativos, inclui atividades de autoconhecimento, identificação de habilidades, participação social, cidadania e de planejamento para o futuro.

Como se trata de um componente curricular diferente, não há provas ou notas no Projeto de Vida. Conforme o DC-GOEM, o professor é orientado a aplicar avaliações diagnósticas e formativas, com o objetivo de acompanhar a evolução do estudante.


Trilhas de Aprofundamento

As trilhas de aprofundamento dos Itinerários Formativos são disciplinas que aprofundam aprendizagens de uma ou duas áreas do conhecimento, como comunicação, agronegócio, energia e alimentação.

O documento curricular do novo Ensino Médio prevê 17 Trilhas de Aprofundamento, sendo 2 de cada área do conhecimento, 6 integrados e 3 do eixo técnico profissionalizante.

Cada escola precisa oferecer, no mínimo, duas trilhas de aprofundamento. Por outro lado, os estudantes podem escolher qual trilha cursar a partir da 2ª série do Ensino Médio.

As trilhas de aprofundamento vêm para fomentar a criatividade, a investigação científica, o empreendedorismo e a intervenção sociocultural.


Eletivas

As Eletivas são o terceiro componente dos Itinerários Formativos e correspondem às matérias de livre escolha do estudante. Cada escola deve oferecer, no mínimo, duas eletivas para que os estudantes façam a opção por uma.

Esses componentes curriculares devem ser trabalhados de forma interdisciplinar e com uso de metodologias não convencionais de ensino, como grupo de pesquisa, trabalho de campo, clube de leitura, gincana e produção de jornais. No início do ano, os professores vão planejar as eletivas que serão oferecidas pela escola, de acordo com o perfil e interesse dos alunos.

O objetivo das Eletivas é complementar a formação do estudante com experiências enriquecedoras e conhecimentos específicos. Elas também visam dar mais autonomia ao estudante, que poderá escolher qual eletiva cursar de acordo com os seus projetos de vida e suas afinidades.

E atenção! O estudante não precisa, obrigatoriamente, escolher uma Eletiva da mesma área de conhecimento da sua Trilha de Aprofundamento. Por exemplo: um aluno pode optar pela Trilha de Aprofundamento “Matemática Aplicado ao Mercado de Trabalho”, da área de conhecimento de Matemática, e ao mesmo tempo cursar a eletiva de Agronegócio, que não está vinculada a essa área.


Como vai funcionar o Itinerário Formativo Técnico-Profissional?

No Itinerário Formativo Técnico-Profissionalizante, o estudante conclui o Ensino Médio e um curso técnico ao mesmo tempo. Atualmente, há 49 escolas da rede estadual de Goiás oferecendo esse itinerário, com 10 opções de curso técnico.

Poste um comentário

Gratos por sua participação.

Postagem Anterior Próxima Postagem