Seminário Integrador - Plásticos: por que substituí-los?


O plástico é originado a partir de resinas derivadas do petróleo e compõe o grupo dos polímeros — longas cadeias de moléculas orgânicas. Existem diversos tipos e formatos, determinados pela sua extensão e estrutura, que podem ser rígidos ou flácidos, baratos ou caros e, em alguns casos, recicláveis.

A produção, o consumo e o descarte desse material geram diferentes impactos socioambientais, causados, sobretudo, pela poluição causada por substâncias tóxicas emitidas para o ambiente. Também, pelo gasto de energia na produção e distribuição, pela contaminação do solo com resíduos, entre outros.



No organismo humano, as substâncias causam diversos danos à saúde, como intoxicações, doenças respiratórias e cardíacas, prejuízos aos sistemas nervoso e endócrino e, até mesmo, tumores cancerígenos. Já nos oceanos — um dos ambientes em que são mais encontrados —, além de liberar toxinas pesadas, são danosos para os animais, causando lesões agudas e crônicas ou a morte, em diversas espécies marinhas.


Sabemos que hoje, os plásticos estão em um grau de importância muito grande para a humanidade, pois a indústria em seus vários setores, faz uso dos plásticos para a confecção de seus produtos. 



Não só pelo preço, mas também pela maleabilidade e possibilidades de criação das mais variadas peças para composição de muitos objetos do dia a dia, os plásticos terão uma vida muito longa e útil para a humanidade, sendo ainda necessário em nosso meio.


Neste trabalho que inclui estudo, pesquisas e elaboração de proposta de material que possa ser um possível substituto para os plásticos, os alunos socializaram em forma de relatório a proposta por eles elaborada.


Leia na íntegra, o relatório sobre possível substituto para os plásticos e fotos da socialização nos links a seguir.


Relatório de proposta de substituição dos plásticos.

Fotos do momento de socialização.

Poste um comentário

Gratos por sua participação.

Postagem Anterior Próxima Postagem