De cada dez pessoas que começam a beber antes dos 15 anos, seis fazem isso em festas ou por influência dos amigos. Pesquisa feita pelo IBGE com dez mil estudantes de ambos os sexos entre 13 e 17 anos mostra que um a cada quatro entrevistados já sabia o que era ficar bêbado.
Pense nessa combinação: adolescentes e festas. Segundo pesquisa do CISA (Centro de Informações sobre Álcool e Saúde), de 2019, 43,8% dos adolescentes consumiram bebidas alcoólicas em festas e 17,8% entre amigos. No Brasil, apesar da existência da Lei no 13.106/2015, que proíbe a oferta de bebidas alcoólicas para menores de 18 anos de idade, 9,4% teve permissão da família e 3,8% bebeu em casa com permissão. Parecem números pequenos, mas não são. Até porque, sem nem perceber, muitas vezes, os pais oferecem a experiência do álcool antes da hora.
Pensando nos males que o consumo de álcool causa a vida das pessoas, realizamos no ambiente escolar do Ceti Baurélio Mangabeira, como parte de eletiva extra, uma pesquisa sobre a utilização de bebidas alcoólicas pelos alunos do Ensino Médio.
Obtivemos os resultados abaixo. Acompanhe o resultado da pesquisa e veja fotos e trechos de socialização de nosso projeto. Acesse fotos da apresentação aqui.
Parabéns pela dedicação na aplicação desta pesquisa. 👏👏
ResponderExcluirPostar um comentário
Gratos por sua participação.