Por Alessandra Pereira e Beto Gomes
Logo após a leitura do texto, temos uma atividade a ser desenvolvida pelos alunos. |
Padrão estético – A distorção da imagem que as adolescentes costumam fazer do próprio corpo, segundo Denise Belloto, ocorre por dois motivos principais. Nessa fase, a produção hormonal está a pleno vapor e as transformações são percebidas facilmente. No caso da mulher, as mudanças mais nítidas são o crescimento dos seios e da região glútea. Além disso, existe uma forte pressão sociocultural por um padrão estético feminino que valoriza as formas mais esguias. “As mulheres são as mais pressionadas. Basta olhar as revistas voltadas para o público adolescente. A maioria aborda a beleza feminina, com dicas de saúde questionáveis e modelos magérrimas estampadas na capa”, comenta a psicóloga. A realidade do universo masculino é diferente. A pesquisadora observou que a relação entre a imagem que os garotos avaliados tinham do próprio corpo e os números registrados pela balança era inversa: 24% apresentavam sobrepeso ou obesidade, e 17% se submetiam a regimes. “Os garotos têm uma relação mais saudável e de menos culpa com o alimento. Eles conseguem ser aceitos socialmente com outras habilidades, como a prática de esportes e o sucesso profissional”, analisa a psicóloga. Além disso, Denise destaca a diferença entre o crescimento biológico do homem e da mulher na adolescência. “Enquanto ela ganha mais tecido adiposo com os seios e as nádegas, o homem tem uma tendência maior para desenvolver a parte muscular”, explica.
Espaço aberto – Para aliviar a preocupação das meninas com o ganho de peso nessa fase, Denise Belloto sugere a criação de planos e programas preventivos dentro dos colégios. [...] “Esse é um problema sério, que atinge boa parte das adolescentes. Por isso, é importante conscientizá-las dos prejuízos que uma dieta inadequada pode gerar. Não basta investir apenas em programas de reeducação alimentar.”
Jornal da Paulista. Publicação da Escola Paulista de Medicina. Set. 2001, ano 14. n. 159.
Fonte: Linguagem Nova. Faraco & Moura. Editora Ática. 8ª série. p. 204-8.
OBS.: LEIA O TEXTO COM ATENÇÃO, NO FINAL TEM ALGUMAS QUESTÕES QUE VOCÊ PRECISA RESPONDER.
Entendendo o texto:
01 – Qual o assunto do texto lido?
02 – O primeiro parágrafo do texto é narrativo. Qual é a função desse parágrafo no conjunto do texto?
03 – “Eu morria de medo de engordar.” Que figura de estilo ocorre nessa passagem?
04 – “... fugi do hospital porque achava que iria ganhar peso com o soro”. Identifique causa e consequência, nesse período.
05 – Veja como se identifica o índice de massa corpórea (IMC) de uma pessoa: IMC = peso (kg)/ altura² (m)
O resultado desse cálculo enquadra os indivíduos nestas categorias:
IMC (kg/m²) - Classificação
< 20 Abaixo do peso.
20 – 25 Saudável.
30 – 40 Obeso.
> 40 Obesidade mórbida.
PRADO, F. C. do. RAMOS, Jairo. VALLE, J. R. do. Atualização terapêutica; manual prático de diagnóstico e tratamento. 19 ed. Porto Alegre, Artes Médicas, 1999. (Adaptado).
Agora, reveja as medidas da estudante M.:
Altura: 1,65 m. Peso: 52 kg.
A que conclusão você chega?
06 – O que significa a expressão “distorção da imagem”?
07 – “O caso de M. tem suas particularidades”. Uma dessas particularidades é revelada no texto. Qual?
08 – Segundo o texto, qual seria o motivo que leva muitas adolescentes a cometer exageros na busca do corpo perfeito?
09 – “Quanto maior a insatisfação, mais distorcida é a imagem do próprio corpo”. Que relação se estabeleceu entre as duas orações do período?
10 – Os resultados da pesquisa efetuada pela psicóloga mostram que meninas e meninos adolescentes relacionam-se de forma diversa com a imagem do próprio corpo. A pesquisa aponta uma causa biológica e uma sociocultural responsáveis por essa diferença entre o universo masculino e p feminino. Identifique-as.
11 – “Basta olhar as revistas voltadas para o público adolescente. A maioria aborda a beleza feminina, com dicas de saúde questionáveis e modelos magérrimas estampadas na capa”, comenta a psicóloga.” Sua experiência com esse tipo de revista – ou a d garotas que você conhece – confirma a observação da pesquisadora? Você já fez algum tipo de regime baseado em indicações de revistas? Em caso de resposta afirmativa, conte como foi.
12 – “Não tomava café da manhã e não almoçava”. Reescreva o período, sem alterar-lhe o sentido, substituindo a expressão destacada por uma única palavra de sentido equivalente.
13 – “... pelo menos 28% faziam regime sem necessidade.” Substitua a expressão destacada por uma única palavra que exerça a função de adjunto adverbial de modo.
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