Genética
INTRODUÇÃO
Nesse relatório iremos falar sobre a Genética,uma área da biologia que estuda os mecanismos da hereditariedade, herança biológica,a estrutura e função dos genes e variação dos seres vivos.
É através da Genética que buscamos compreender os mecanismos e leis de transmissão das características através das gerações.
O que é a genética ?
A genética é uma ciência que faz parte da biologia. Ela tem como objetivo compreender a transmissão das características dos seres vivos para seus descendentes, ou seja, a hereditariedade. O primeiro pesquisador a entender como ocorria esse processo foi Gregor Mendel.
A genética está obviamente presente no nosso dia a dia, nos ajudando a entender não só o processo de hereditariedade mas também, o mecanismo de desenvolvimento de muitas doenças.
Conceitos Básicos da Genética
Existem vários conceitos de genética,vamos mostrar 6 desses conceitos e dar a devida explicação sobre eles.
DNA
O DNA é um ácido nucléico que apresenta todas as informações genéticas de um indivíduo. Ele é considerado o portador da mensagem genética e tem um papel fundamental na hereditariedade.
CROMOSSOMO
Os cromossomos são estruturas que abrigam o material genético dentro da célula, ele basicamente é uma molécula de DNA condensada,que carrega a informação genética herdada dos progenitores.
LÓCUS
Na genética, lócus é uma posição fixa e específica em um determinado cromossomo,onde está localizado determinado gene ou marcador genético. Cada cromossomo carrega muitos genes,com cada gene ocupando uma posição ou lócus diferente.
GENE
O gene é um segmento de uma molécula de DNA, responsável pelas características herdadas geneticamente. Cada gene é composto por uma sequência de DNA, que contém uma "receita" para produzir uma proteína que desempenha uma função no organismo.
CROMOSSOMO HOMÓLOGOS
Cada cromossomo presente no espermatozóide encontrará correspondência nos cromossomos do óvulo.
Em outras palavras, os cromossomos de cada gameta são homólogos, uma vez que possuem genes que determinam certa característica, organizados na mesma sequência em cada um deles.
FENÓTIPO E GENÓTIPO
O genótipo é o conjunto das informações contidas nos genes, desse modo, irmãos gêmeos têm o mesmo genótipo pois possuem os mesmos genes. Ele representa a constituição genética do indivíduo.
Já o fenótipo é a expressão dos genes, ou seja, é o conjunto das características que vemos nos seres vivos, por exemplo, a cor dos olhos, o tipo sanguíneo, a cor das flores de uma planta, a cor do pelo de um gato, entre outras.
Entre as citadas,existem também outras como as células Haploides e Diploides,os Alelos e Alelos múltiplos, Homozigotos e Heterozigotos,Genes dominantes e recessivos e etc.
Doenças Genéticas
Pela genética, também ocorre o caso de doenças genéticas que envolvem alterações no material genético. Algumas delas podem possuir o caráter hereditário, que são repassadas de pais para os filhos. Entretanto,nem toda doença genética é hereditária,um exemplo é o câncer, ele faz alterações no material genético mas não é transmitido aos descendentes.
Exemplos de doenças hereditárias mais comuns são: A Síndrome de Down, Anemia Falciforme,Diabetes, entre outras.
A doença genética mais comum no Brasil é a fibrose cística,que atinge cerca de 70 mil pessoas em todo o mundo,e é a doença genética mais grave comum na infância. No Brasil, estimativas do ministério de saúde apontam que uma em cada 25 pessoas carregam o gene da doença.
Conclusão do assunto
O estudo e análise da Genética é importante,pois assim é fácil de descobrirmos mutações genéticas que levam a doenças,ajudando na prevenção e no tratamento dessas doenças.
A utilização da informação genética permite que a qualidade de vida apresenta um avanço quantitativo e qualitativo, baseando-se em melhores medicamentos, novos diagnósticos, seleção de espécies mais rentáveis e etc. Assim concluímos o assunto sobre Genética agradeço a atenção
Postar um comentário
Gratos por sua participação.