Uma alimentação saudável deve ser baseada em práticas alimentares que assumam a significação social e Cultural dos alimentos como fundamento básico conceitual. Neste sentido é fundamental resgatar estas práticas bem como estimular a produção e o consumo de alimentos saudáveis regionais (como legumes,verduras,e frutas),sempre levando em consideração os aspectos comportamentais e afetivos relacionados às práticas alimentares.
Como ter uma boa nutrição
1.Limite a ingestão de gorduras saturadas.
2.evite alimentos ricos em gorduras.
3.reduza a ingestão de açúcares.
4.procure reduzir o sal da alimentação.
5.Invista em alimentos naturais como frutas,legumes e verduras.
6.Beba muita água ao longo do dia.
7. Em nossa opinião deveríamos ter uma rotina alimentar, cuidar melhor da nossa saúde pois uma má alimentação pode ter consequências graves.
Nutrição
Nutrição é a ciência que estuda as relações entre os alimentos e nutrientes ingeridos pelo ser humano e possíveis estados de saúde e doença. Busque sempre contactar um nutricionista.
Má-Nutrição - Falta de nutrientes suficientes no corpo.
A desnutrição ocorre quando o corpo não recebe nutrientes suficientes. As causas incluem dieta pobre,problemas digestivos ou outras doenças.
A desnutrição provoca diversas alterações no funcionamento normal do organismo. A pessoa desnutrida fica mais sujeita a sofrer por infecções e ser acometida por outras doenças. Em crianças,a desnutrição pode comprometer o desenvolvimento metal e físico. Nos casos mais graves pode levar até a morte.
Tipos de desnutrição
Desnutrição aguda leve:o peso é normal para a idade da pessoa,mas o tamanho é inferior ao normal.
Desnutrição aguda moderada:uma pessoa com este tipo de desnutrição pesa menos que deveria para sua estatura.
Desnutrição aguda grave:neste caso, o peso está muito abaixo do que seria suposto e as funções corporais vão se alterando.
Carência de vitaminas e minerais: Quando ocorre esta situação,a pessoa não é capaz de levar a cabo as suas tarefas diárias devido ao cansaço,as defesas baixas que favorecem o aparecimento de infecções ou a dificuldade de aprendizagem.
Complicações da desnutrição
O ministério da saúde alerta para os problemas que. Desnutrição pode causar ao organismo,comoperda muscular,déficit no crescimento,alterações psicológicas e psíquicas l,má formação óssea e anemia. Deficiências nutricionais afetam o funcionamento do sistema imune que por sua vez pode alterar a sustentabilidade do indivíduo a infecções parasitárias e/ou a desordens imunológicas.
Doenças Causadas pela má-alimentação
Gastrite
É a inflamação aguda ou crônica da mucosa que reveste as paredes internas do estômago. Pode ocorrer devido à realização de poucas refeições ao dia com grande volume de alimentos e com grande intervalos entre cada refeição.
Colesterol alto
O aumento do nível do colesterol no sangue pode vir a causar o bloqueio das artérias s veias do corpo,levando ao derrame e ao infarto.o colesterol em nosso organismo vem de duas formas:do próprio organismo e ainda através doa alimentos que são digeridos.
Ele é produzido no organismo através do fígado, e aquele que vem da alimentação está contido especialmente em alimentos como:leite integral,margarina,manteiga,bacon,creme de leite,queijos amarelos, e tudo o mais que possui origem animal. Ingerir estes alimentos em grande quantidade pode aumentar os níveis de colesterol na circulação sanguínea.
Obesidade
A obesidade é uma doença caracterizada pelo acúmulo excessivo de gordura corporal,associado a problemas de saúde. Podemos citar como causas da obesidade,fatores genéticos,ambientais e psicológicos. Entre os fatores ambientais está o consumo excessivo de calorias e a diminuição no gasto energético, que devem ser modificados para o controle da doença.
Osteoporose
Esta doença é muitas vezes relacionada a uma dieta pobre,rica em carnes, gorduras e açúcares refinados. Para evitar a doença, o recomendável é a diminuição do consumo excessivo desses alimentos. Uma dieta adequada e a ingestão de alimentos ricos em cálcio melhora absorção deste mineral e previne a osteoporose.
Diabetes
A genética tem a sua quota de responsabilidade,mas logo a seguir surge a obesidade como principal causa da diabetes tipo 2, o tipo mais frequente e que começa a surgir em idades cada vez mais precoces. A acumulação de tecido adiposo,principalmente na zona abdominal, perturba o normal funcionamento das células na transformação da glicose em energia e leva a uma condição conhecida como resistência à insulina. O aumento da glicose circulante conduz ao desenvolvimento da diabetes tipo 2.
Postar um comentário
Gratos por sua participação.